Você compraria um imóvel irregular?

Posso assegurar que a sua resposta é não, correto? O imóvel é, sem dúvida alguma, o sonho de consumo de grande parte dos brasileiros. Ninguém quer correr o risco de investir em um bem tão valioso, mas que possa representar pendências de ordem jurídica e/ou financeira. Com anos de atuação e profundo conhecimento das particularidades do mercado imobiliário de Alphaville, tem sido comum encontrar casos em que um comprador precisa interromper o processo da compra de um imóvel devido às irregularidades que este apresenta em sua documentação. O transtorno atinge ambas as partes: o comprador, pelo trabalho de procurar outro imóvel, e quem estava tentando comercializar, que ficará no prejuízo por ter perdido a venda.

A regularização é dividida em duas frentes, a primeira, a regularização de propriedade, que vislumbra estar em nome do atual proprietário no cartório de imóveis, prefeitura municipal e Secretaria de Patrimônio da União. Já a segunda, seria a regularização da edificação: para casas, por exemplo, é preciso que a construção esteja averbada na matrícula, e também que a construção tenha o “habite-se”. É importante que a documentação retrate a realidade do imóvel. Quanto mais tempo a pessoa deixa a situação da irregularidade em aberto, maior o risco do processo de regularização ficar mais caro e moroso, além de acarretar possíveis multas inesperadas e a iminente desvalorização no mercado. É na esfera da transferência da propriedade que o problema pode ser maior, visto que é fundamental realizar a transferência para formalizar a transação efetuada ou regularizar a documentação pós-obra do imóvel (em caso de imóveis novos), evitando assim que a propriedade Todos nós sabemos que é essencial e faz parte do investimento imobiliário a etapa de legalização do imóvel. Além de garantir mais segurança nas transações imobiliárias e resguardar responsabilidades, há uma valorização no imóvel, em virtude do aumento da liquidez, além de possibilitar o levantamento de valores junto a uma instituição financeira, com o imóvel concedido em garantia, por exemplo. Portanto, busque a orientação de uma consultoria de sua confiança!

Time Alpha Soluções: os irmãos Felipe e Fernanda Bonatto, Elton Souza, Eliana Santos, Philipi Baceti e Cláudia Denise Bernardes

Alpha Soluções: referência em Alphaville
Garantir que o imóvel esteja totalmente aderente à legislação local é a essência do nosso negócio, pois somos especializados em regularização, financiamento, repasse imobiliário, além de regularização pós-obra e assessoria para transferência de imóveis. Não deixe de regularizar a documentação. Caso tenha interesse na captação de recursos, também podemos assessorá-lo. Nossa inteligência imobiliária está apta a resolver qualquer problema da ordem imobiliária. A equipe da Alpha Soluções é composta por departamento jurídico, engenheiro, economista, arquiteto, corretores, ou seja, sempre haverá a possibilidade de leituras diferentes da mesma situação.

Fotos: André Teixeira

Av. Copacabana, 112 | Cj. 1707 a 1709. Alphaville. Tel: (11) 94033-8382 /2970-1070 | contato@alphasolucoes.com | www.alphasolucoes.com

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )