Vitaminas e a imunidade das crianças

A chegada do outono é sinônimo de consultórios pediátricos e pronto-socorros lotados de crianças doentes – e de pais preocupados. Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, o pico de internações hospitalares causado por doenças respiratórias, por exemplo, acontece entre o início de abril e o final de julho. Isso ocorre por causa da sazonalidade de certos tipos de vírus, como o da gripe, que é mais comum nessa época do ano. E, além disso, pelo clima frio, a tendência é ficarmos em ambientes fechados, o que facilita a transmissão.

O sistema imunológico das crianças começa a se desenvolver ainda na gestação, mas só estará completamente pronto na adolescência. Isso não quer dizer que você precise esperar todo esse tempo de braços cruzados.

A seguir, algumas dicas valiosas para que seu filho fique cada dia mais forte, saudável e resistente a doenças.

Vitaminas são essenciais, pois, as deficiências desses componentes podem deixar o sistema imune das crianças enfraquecido. São extremamente importantes para proteger o corpo contra os agentes inimigos. Vitaminas que não podem faltar na alimentação dos pequenos e alguns alimentos em que são encontradas:

• Vitamina A: fígado, couve, brócolis, cenoura, espinafre, manga e mamão.
• Vitaminas do complexo B – B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12: folhas verdes, carnes, frutos do mar, ovos, legumes, sementes, grãos integrais e derivados do leite.
• Vitamina C: acerola, limão, tangerina, caqui e laranja.
• Vitamina D: carnes e peixes, dentre eles: atum, sardinha, salmão e outros. Gema de ovo, cogumelos e queijos
Sua principal fonte, porém, é a luz solar

Quando pensamos em imunidade, precisamos saber que a alimentação é a base da nutrição, e é ela que vai potencializar a imunidade dos nossos filhos. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de exames e, conforme estiverem os níveis de algumas vitaminas, a suplementação pode ser considerada. Consulte o seu nutricionista materno infantil e pediatra.

Al. Grajaú, 98, sl. 1007 | Alphaville | Tel.: (11) 2970-1775/ 93414-9809 | nutri.thalitacardoso | e-mail: nutri.thalitacardoso@gmail.com

Assista ao vídeo do babycenter com uma sequência de atividades calmas para ajudar o bebê a dormir e a ter uma boa noite de sono.

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )