Uso indevido da minha imagem e marca

imagem: ilustrativa

Tive de recorrer à justiça em uma ação contra a indústria de cosméticos Jeunesse Global Brasil, pelo uso não autorizado de uma das minhas marcas mais famosas, a Beauty Drink. O termo vem sendo impresso em rótulos dos produtos Naära, linha de alimentos com colágeno da empresa norte-americana. O uso da matéria-prima é livre, mas o do termo beauty drink não, já que possuo o registro da marca desde a fundação da Beauty’in, em 2010.

Outro impasse com a Jeunesse Global diz respeito ao uso não autorizado da minha imagem para ?ns publicitários. Um trecho de uma entrevista que concedi há três anos a um programa de televisão foi recentemente compartilhado no Instagram por mais de oitenta per?s de revendedores da Naära, além do per?l o?cial da Jeunesse Brasil. No vídeo, sou questionada sobre a bebida com colágeno e comento que é comprovado cienti?camente que, com sessenta dias de consumo, as rugas diminuem em até vinte por cento. O problema é que compartilharam minha fala fora de contexto e a utilizaram em benefício da empresa. As publicações aconteceram por doze dias seguidos durante o mês de agosto deste ano. No dia 25 de outubro, obtive uma liminar proibindo o uso da minha imagem por parte da multinacional.

Então, para deixar claro, vou explicar como o beauty drink surgiu. Em 2010, quando lancei a Beauty’in, criei uma nova categoria: os aliméticos. Introduzi um novo conceito de produto no Brasil, que são os alimentos com propriedades cosméticas, com vitaminas, minerais, extrato de frutas orgânicas e colágeno hidrolisado (proteína responsável pela ?rmeza e elasticidade da pele) e livres de açúcar, gordura e conservantes.

Pela primeira vez, foram apresentados ao mercado produtos que uniam sabor e beleza. Foi o pioneirismo na concepção de beleza de dentro para fora. Assim que fundei a empresa, registrei as marcas beauty drink, beauty juice, beauty popcorn, beauty workout, choco beauty, beauty candy e beauty tea.

O primeiro produto lançado pela Beauty’in foi beauty drink. Uma bebida totalmente inovadora, desde a tampa, embalagem, fórmula, até a forma de ser consumida. A nossa tampa dosadora, lacrada hermeticamente, considerada uma revolução no segmento de bebidas e que rendeu prêmios de inovação, também foi patenteada. A linha beauty drink oferece nove sabores: multivitamínico (framboesa, blueberry e açaí), antiidade (hibiscus, açaí e uva), hidratar (pera, chá verde e água de coco), puri?car/detox (pepino, limão e aloe vera), estimular/foco (tangerina, acerola, guaraná e laranja), equilibrar/antiestresse (amora, maracujá, limão e capim santo), fortalecer unhas e cabelos (lichia e chá branco), alegrar/anti TPM (nectarina e chá vermelho) e digestivo (abacaxi, hortelã e maracujá).

Além de bebidas, lançamos chocolate, chá, pipoca, bala, whey protein e suco. Produtos que fazem parte da categoria aliméticos, que está registrada no Wikipedia. Lembrando que os produtos da Beauty’in são os únicos do mercado que têm testes internacionais de e?cácia, comprovados pela Farcoderm e pela Universitá Di Pavia na Itália.

Em 2014, a Beauty’in foi eleita a 15ª empresa mais inovadora no Brasil e a 7ª mais inovadora na categoria de alimentos, segundo estudo do Instituto Internacional DOM Strategy Partners e publicado na revista Consumidor Moderno.

Conheça mais a respeito da história da Beauty’in no nosso site Beauty’in.com e no IG @beautyin. Saiba mais também sobre minha trajetória e temas como empreendedorismo, inovação, marketing e gestão, acessando o meu site crisarcangeli.com, e nas minhas redes sociais. Meu per?l no Instagram é @crisarcangeli, LinkedIn cristianarcangeli e meu canal no Youtube Cris Arcangeli. Você também pode me acompanhar pela rádio Alpha FM no programa Manual, todos os dias, às 7h da manhã e às 7h da noite.

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