O que é ser normal?

Ilustrativa

Nesse tempo pós-pandemia, fala-se muito em “novo normal”. Mas, o que é ser normal?

Aprendemos na escola que normal não é o mesmo que comum. Comum é o que tem por aí. Qualquer coisa fácil de encontrar, banal. Ser normal pressupõe alguma noção de certo e errado, porque normal é o que está dentro da norma. Mas o que é certo ou errado em um mundo relativo? Há um jeito certo de viver? O que é ser normal?

Bom, posso começar dizendo que não é normal achar que os outros são inferiores a você. Não é normal usar pessoas como se fossem objetos. Não é normal ver alguém passar necessidade e simplesmente achar que a responsabilidade é de outra pessoa. Não é normal manipular a verdade por qualquer motivo que seja, e, ainda pior, usar de uma pretensa religiosidade para justificar isso. Não é normal sentir culpa. Não é normal sentir medo. Nem a morte é normal! A morte, como escreveu um teólogo anglicano, é “uma intromissão estranha na história”.

Um convite especial
A chegada de Jesus ao mundo, há 2.000 anos, revela o que Deus queria quando criou a humanidade, ao mesmo tempo em que revela exatamente quem Deus é em seu caráter e sua maneira de se relacionar conosco. Como definiram alguns teólogos, Jesus é Deus como Ele é, e o homem como deveria ser. Seu convite é para que sejamos como Ele. A oferta é uma vida de satisfação eterna. Normal é viver a vida em completa abundância.

Isso pode soar estranho, mas o normal mesmo é ser feliz. Normal é estar sempre satisfeito. Normal é não ser vencido pela morte. Normal é saber que aquele que vive com Deus, ainda que morra, viverá!

Por mais louco que pareça, essa é a normalidade. O anormal é a morte ter a última palavra sobre a nossa vida. Em todos os sentidos. Pois, por causa da morte as pessoas se movem a partir do medo, buscando distração, entretenimento, segurança, patrimônio que garanta bons médicos, porque a morte é apavorante.

Seja normal diante desse novo normal!! Normal é gente que rejeita a religiosidade e todo esforço humano de alcançar a Deus para aceitar o Deus que vem em nosso resgate gratuitamente. Gente que foi encontrada por Jesus em algum momento da vida, e decidiu que queria ir para o mesmo lugar que Ele. Que queria ser igual a Ele e ter sua sede saciada para sempre. A nossa normalidade é Cristo: a maior loucura que o mundo já conheceu. O bebê que colocou os poderosos em desespero, o homem que não recusou subir à cruz por amor à humanidade, o Deus que se esvaziou para habitar no coração de quem clamar pelo Seu nome.

Saiba o que significa ser gente de verdade.

Experimente a normalidade!

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )