Em tempos de crise, o valor do seu imóvel não é reduzido

"Mesmo diante da maior crise do século XXI, acredite: seu aluguel continuará sendo valorizado, e o valor do seu imóvel tende a se manter estável"

Cisne negro é definido pelo professor, estatístico e filósofo Nassim Taleb como “um ponto fora da curva”. Isto é, um evento de baixíssima previsibilidade e que tem potencial para provocar um impacto significativo. Pois bem, a empresa de investimentos Sequoia, uma das mais importantes do Vale do Silício, reduto de startups e empresas globais de tecnologia, definiu o Covid-19 como “o cisne negro de 2020”.

Acredito que a grande maioria dos leitores desta coluna já foram impactados, de maneira direta ou indireta, pelo coronavírus. Sob o aspecto socioeconômico, toda a população segue de quarentena forçada, obedecendo à solicitação dos órgãos e autoridades competentes. Milhares de pessoas tiveram viagens canceladas. Além disso,têm ocorrido prejuízos históricos na Ibovespa, superiores a 44%, bem como circuit breakers – um mecanismo que trava as operações na bolsa de valores em momentos de euforia ou pânico no mercado. E não é todo mundo que tem apetite para suportar tamanha variação em curto prazo. Entretanto, ainda não acompanhei relatos de alguém que teve o valor do seu imóvel (ou do seu aluguel) reduzido de forma tão significativa em tão pouco tempo.

Taxas de juros: menor nível da história
Ativos imobiliários, principalmente os residenciais de Alphaville, região que conheço e na qual atuo há muitos anos, possuem uma volatilidade muito menor que outras classes de ativos, e esse momento de provável recessão pode nos levar de volta ao “mercado de compradores”, em que existem muitos imóveis à venda e poucas pessoas dispostas a comprar pela aversão ao risco. Acredito que poucos indivíduos estarão dispostos a realizar novos investimentos no momento; e pela falta de liquidez, boa parte dos investidores teve seu patrimônio financeiro significativamente debilitado, portanto, não estarão dispostos a comprar neste momento. Em suma, a tendência aponta para o fato de que essa pode ser uma boa hora para focar em investimentos imobiliários, pois
os compradores provavelmente terão mais força para negociar. O que conta muito a favor dos compradores são as baixíssimas taxas de inflação e de juros vigentes neste momento. Isto tende a manter as taxas de juros de financiamento imobiliário atrativas, tanto as fixas (hoje é possível obter até 7,15% a.a.) como as taxas variáveis (como 2,95% a.a. + IPCA). Além disso, para financiamento imobiliário no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), as prefeituras de Barueri e de Santana de Parnaíba oferecem 80% e até 83,3%, respectivamente, de desconto nas alíquotas de Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), o que é uma significativa economia.

Referência em assessoria imobiliária
Nós, da Alpha Soluções, não cobramos honorários de assessoria para condução dos processos de financiamento imobiliário e respectivas regularizações nas prefeituras e/ou cartórios, pois possuímos parceria com os principais bancos privados do País, incluindo a Caixa Econômica Federal, para conduzir seu processo de financiamento de forma eficiente e com alto grau de digitalização. Tendo em vista essas parcerias, conseguimos realizar diversas simulações e identificar qual banco lhe oferecerá a condição mais adequada. Faça uma simulação conosco!

Conheça todos os serviços oferecidos pela Alpha Soluções:

Av. Copacabana, 112 | Conjunto 1.707 a 1.709 | Alphaville | Tel: (11) 94033-8382 /2970-1070.
contato@alphasolucoes.com | www.alphasolucoes.com

Veja o anuncio: https://online.fliphtml5.com/brvii/tvni/#p=6

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )