Desperte seu propósito de vida para um novo olhar em 2020

Por: Rosana Aragon, Luciana Scapin e Juliana Vianna | Curadoria: Purpose & Tals


Você tem clareza da razão que o faz levantar todas as manhãs? Não estamos falando de compromissos formais (trabalho, reuniões, levar filhos à escola). Aqui, nos referimos ao que faz nosso coração pulsar com mais intensidade. Aquela motivação que nos impele a querer viver mais, que faz valer a pena todas as dificuldades passadas no ano.

Estamos falando de propósito, o propósito da vida, aquilo que não se empresta, não se copia, não é possível comprar. E, sim, todos nós temos, no mínimo, um. Cada um tem o seu, ainda que esteja adormecido e não o sintamos.

Quando essa força motivadora é descoberta dentro de nós e evidenciada em nossas ações e práticas cotidianas, recebemos então o passaporte para o crescimento pessoal e encontramos sentido em todas as dimensões da vida.

Embora haja uma massificação em relação ao termo, nem todas as pessoas têm clareza do seu propósito de vida. Talvez porque as facilidades da tecnologia não deem espaço para nos conectarmos com nós mesmos, ou porque a rotina nos consome com trânsito, e-mails e compromissos de tal forma que, ao final do dia, tudo o que queremos é um bom banho e o conforto de nossas camas.

Se você tem a sensação de que passa pouco tempo com a família, de que não vê os amigos como gostaria, de que quase não tem tempo para praticar seus hobbies e vive no piloto automático, a hora de mudar é agora! Quantas coisas já aconteceram em 2019… O novo ano já está chegando, e um novo ciclo se aproxima. Este é o momento ideal para fazer reflexões, trocar experiências e buscar, em nossa história, em nossos gostos e afeições, aquilo que dê significado a nossa vida. Convidamos você a “olhar para dentro”, buscar aquilo que o move e despertar seu propósito de vida.

O processo de autoconhecimento inclui uma jornada de estudos, livros, cursos, coaching, entre outros. Mas não se iluda, sua vida não ficará de pernas para o ar de um dia para o outro.

É importante estar em constante reflexão em relação as nossas crenças e é fundamental perceber (e aprimorar) nossas reações ante os sentimentos mais comuns de alegria, medo e tristeza.

Existem algumas ferramentas e metodologias capazes de nortear nossa linha de pensamento para buscar algumas respostas dentro de nós. Uma delas é o diagrama de Ikigai, palavra criada em Okinawa, ilha no sul do Japão, que representa vida (IKI) e realização de desejos e expectativas (GAI). Para sermos mais exatos, os ideogramas de escrita japonesa Ikigai remetem à “vida” e a “valer a pena”.

IKIGAI é um estilo de vida que traz harmonia em diversas áreas da vida, permitindo assim alinhar QUEM SOMOS (nossa educação, valores, crenças, relacionamentos…), com O QUE FAZEMOS (trabalho, projeto, atividade, profissão, vocação, hobbies…).

Os moradores dessa ilha do Japão têm um estilo de vida bastante interessante: encontraram uma forma de viver unindo a “razão do ser” com “aquilo que os faz levantar da cama todas as manhãs”. Acreditam que, somente quando se viver o Ikigai, será possível se comprometer consigo mesmo para enfrentar qualquer dificuldade e para dar real sentido e significado à vida.

Os precursores desse movimento afirmam que todos nós carregamos o nosso próprio Ikigai e é essencial descobri-lo, torná-lo nosso e carregá-lo como bandeira. Quando estamos conectados com nosso propósito, aprendemos a dizer não para tudo aquilo que nos distrai e afasta dele, utilizando o foco como maior potencializador do propósito.

Com 2020 batendo à nossa janela, está chegando o momento em que naturalmente refletimos sobre o que se passou, fazendo planos para esse próximo ano que se aproxima. A fim de evitar aquele pacote de frustrações e expectativas não atendidas, o convidamos para um exercício simples que poderá ajudar você a se sintonizar com sua essência e despertar o seu propósito em busca de emoções que façam valer a pena.

DESPERTE SEU PROPÓSITO
Pegue uma folha de A4 e uma caneta. Distancie-se de qualquer ruído, eletrônicos, TV e outros (incluindo o inseparável telefone). Encontre um espaço em que se sinta tranquilo e confortável.

COMO A MANDALA IKIGAI FICARÁ NO PAPEL

O PROPÓSITO NOS NEGÓCIOS
Há muito tempo as empresas perceberam que, cada vez mais, as novas gerações querem produtos e marcas com as quais se identifiquem. De acordo com a 14a edição anual do Global Consumer Pulse Research, liderada pela Accenture Strategy, 83% dos consumidores brasileiros preferem adquirir produtos e serviços de empresas que se posicionam em relação a causas alinhadas a seus valores e crenças pessoais, e dispensam as que preferem se manter neutras.

Outro dado importante, 77% dos consumidores brasileiros afirmam que suas decisões de compra são impulsionadas por valores éticos e autenticidade das empresas.

Com o advento desse consumidor mais consciente, CEO´s e altos executivos das grandes corporações se veem cada vez mais estimulados a encontrarem um propósito para suas empresas. O maior desafio é aplicar essa ideologia em todos os movimentos corporativos, de dentro para fora, de modo que o consumidor o perceba na prática, gerando impacto positivo.

Empresas buscam, incansavelmente, por maiores margens de lucro, dinâmica que, isolada, não se sustenta nos dias atuais. Com foco excessivo no dinheiro e no lucro, acaba por colapsar a economia, levando ao extermínio dos recursos essenciais à vida. Chamamos de “Velha Economia” a gestão de recursos escassos para o bem-estar coletivo.

Vivemos a nova era, a “Nova Economia”. Um despertar para uma nova forma de se organizar e gerir os recursos escassos, com o foco no fator humano e em suas necessidades presentes e futuras de sobrevivência.

CONCLUSÃO
Nosso objetivo, por meio desta matéria, é ser fonte de inspiração; um instrumento de apoio, motivação e antídoto para neutralizar o “piloto automático” da vida que, uma vez ou outra, acionamos.

Longe de nós a pretensão de divulgar fórmulas milagrosas. Apenas o convidamos para uma reflexão rumo ao fortalecimento interno, a fim de que possamos, de forma coletiva, ser parte da solução para questões que nos sensibilizam, chamando para nós a responsabilidade.

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )