Conheça e entenda os ciclos da sua vida para descobrir quem você é

Ciclos de aprendizados é um dos meus assuntos preferidos. Mas, antes de falar sobre o tema, acho importante deixar claro em qual contexto uso a palavra “ciclos”. Muitas vezes, entendemos que ciclo é algo que tem um ponto inicial e, depois de um tempo, se completa e finda.

Hoje, trago um conceito diferente: não pense que todos os seus aprendizados já foram concluídos e fazem parte dos seus ciclos passados. O conceito ao qual me refiro aqui é sobre observar padrões que se tornaram automáticos.

Para mim, uma das mais importantes ferramentas é o autoconhecimento do aprender. Sempre fui uma criança muito dedicada na escola, interessada nas matérias e viciada em aprendê-las. Por ter essa característica, eu filtrava tudo o que me ensinavam com um olhar e uma linguagem mais fácil e acessível para ensinar a outra pessoa. Acredito que todos nós temos necessidades básicas na vida, como se sentir amado, buscar algum tipo de aprovação ou querer ter certeza sobre alguma coisa. Mas você consegue ter uma vida melhor quando analisa quais são os veículos que usa para suprir tais necessidades, e foi exatamente isso o que eu fiz. Ao me desconstruir escrevendo as biografias da minha própria jornada, percebi que esse meu ciclo de aprender e ensinar era uma forma que eu tinha de conseguir amor do mundo, pois, quando ensinava algo a alguém, me sentia útil para o outro. Esse foi um ciclo que se tornou automático em minha vida, e não algo consciente, o que descobri apenas quando me desconstruí.

Gosto de perceber minhas experiências e traduzi-las para os outros de forma que causem uma mudança comportamental imediata e positiva, seja em sua vida profissional ou pessoal. Criar gatilhos para fazer o outro agir sempre foi algo muito orgânico e autêntico em minha vida. Esse ciclo faz parte da minha jornada, e, a todo tempo, eu o alimento com o meu olhar.

Uma das coisas mais libertadoras que aprendi é que o nosso papel é entender quem somos. Seja quem você nasceu para ser e, dessa forma, até os desvios irão levá-lo a um caminho que é perfeito para você. Repare nos seus ciclos, aprenda com eles e, se possível, decida, pela intuição, quais serão os seus próximos caminhos. Divirta-se durante esse processo, faça com que seja especial e autêntico. Eu nunca quis me colocar em uma caixa e falar sempre do mesmo assunto; meu negócio não é fixo, e agora traz experiências que formam algo ainda mais poderoso.

É preciso ter coragem para mudar. Para mim, o mais importante é compartilhar os aprendizados em todas as etapas. Criei minha empresa, FazINOVA, justamente para isso, para conseguir transmitir o que mais agregou até agora a minha vida.

Lembre-se sempre: o seu propósito é desenhar uma vida com a menor resistência possível para você ser quem é. E isso não é nada fácil. Coragem!

Dica do mês

Título: A Sabedoria Nossa de Cada Dia
Autor: Augusto Cury
Editora: Sextante
Preço: R$ 29,90

 

*Preços pesquisados em dezembro de 2019

Comentários

WORDPRESS: 1
  • comment-avatar
    Camila A M da Silva Vetorazzi 6 dias atrás

    Belíssimo texto, adorei conhecer essa revista, muita luz e sabedoria para todos! 🙏

  • Já está indo embora :´(
    Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )