Como ajudar uma pessoa com depressão

Esqueça frases como "Você precisa ser forte", "Dê a volta por cima", elas só aumentam o abismo do outro

Reprodução/Internet

Querido amigo ou querida amiga, você tem o cuidado de olhar ao seu redor e perceber como estão seus familiares e amigos realmente? Pode ser que um dos seus esteja passando por um quadro depressivo. Nesse caso, entender como ajudar uma pessoa com depressão pode fazer toda a diferença.

Tabus e preconceitos
Por mais que, atualmente, grande parte da nossa sociedade tenha acesso à informação, a depressão ainda é um estigma. Por isso, o primeiro passo deve ser estudar e entender o que realmente é um quadro depressivo.

A caminhada é difícil. Mas é fundamental não desistir daqueles a quem se ama. É nesses momentos de tristeza que a pessoa com depressão mais precisa do seu apoio.

Observe
Além de perguntar como a pessoa ao seu lado está, procure observar a forma como ela age.

Queridos amigos, muitas vezes, a depressão está ligada às crises de ansiedade, ao olhar triste e cabisbaixo, ao estresse exacerbado, à baixa autoestima ou, ainda, às mudanças repentinas de humor.

Sobretudo, procure identificar se aquela pessoa nunca teve ou se, ultimamente, perdeu a vontade e o prazer de viver.

Ouça
Ao entrar no universo do outro, ouça com calma e de coração aberto. O mais importante: não ofereça soluções imediatas. Você já parou para pensar que, diversas vezes, ao ouvir um desabafo, temos a ação automática de indicar uma resolução rápida? Só que a cura da depressão é um processo lento. Além disso, o que pode ser simples para você, para o outro pode parecer algo impossível.

Não julgue
Em qualquer relação, os julgamentos são inimigos da sua paz e sabedoria. Então, livre-se dos juízos de valores, ainda mais em casos depressivos. Não há como ajudar uma pessoa com depressão, se a sua intenção não for a de cuidado e acolhimento. Esqueça frases como: “Você precisa ser forte”, “Dê a volta por cima”, “Isso é falta de Deus”, e tantas outras que só aumentam o abismo do outro. Coloque-se no lugar do próximo e pense se você gostaria de ouvir isso — provavelmente não, certo?

Auxilie na busca por ajuda profissional
Depois de escutar e acolher, é hora de ajudar a outra pessoa a encontrar apoio especializado. Uma psicoterapia sempre pode curar e ensinar o autoconhecimento. Além disso, os treinamentos de gestão das emoções também é uma ótima forma para conseguir o equilíbrio emocional de maneira duradoura.

Dependendo do caso, também pode ser que o seu amigo ou familiar necessite da atenção de um psiquiatra. Considere todas essas possibilidades e, dessa forma, saberá como ajudar uma pessoa com depressão.

Divulgação

Dica do mês

Título: Os Segredos do Pai-Nosso
Autor: Augusto Cury
Editora: Sextante
Preço: R$ 21,00

*Preços pesquisados em junho de 2020

 

Não venda a sua paz por nada. Augusto Cury ensina como jamais deixar que as adversidades da vida o levem a vender a sua paz

Comentários

WORDPRESS: 0
Já está indo embora :´(
Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )