A maior sabedoria do mundo

Certa vez, um grande amigo me contou uma história que acabou se tornando um daqueles relatos que abrem nossos olhos e que, com o passar dos anos, você entende mais ainda sua essência.

Em uma civilização antiga, um imperador extremamente poderoso juntou, durante um período muito próspero, diversos sábios importantes, dando-lhes a missão de encontrar a frase fundamental para ele, que deveria ser lembrada por todos em qualquer momento.

Após longo período de conversas e estudos, um dos anciãos mais respeitados do império concluiu que existiam duas frases essenciais que, na verdade, significavam a mesma coisa. Porém, quando o imperador pediu ao sábio que lhe dissesse as tais frases, ele informou que revelaria apenas a primeira, sendo a segunda gravada em um anel, para ser lida apenas em meio ao momento de maior angústia que o monarca pudesse vir a passar. A princípio, o imperador não entendeu o significado da mensagem, mas a aceitou, dada a sapiência do ancião.

Passados alguns meses, o império entrou em uma guerra devastadora e, em meio ao caos, o imperador foi se consultar com o sábio, pois já estava completamente sem esperanças e não sabia o que fazer. O sábio, muito sereno, disse-lhe para finalmente ler a mensagem gravada no anel, e assim ele fez. ‘’Isso passará’’. Era a frase gravada. O imperador, sem saber como interpretar, apenas aceitou e absorveu a mensagem.

Dias após o encontro, o reino entrou na maior batalha de sua história. O imperador, pensando em toda a destruição que se instaurava, acabou por reler a frase: ‘’Isso passará’’. O monarca não conseguia enxergar a racionalidade da mensagem, pois estava em um momento de total desespero e esgotamento mental. Em meio à batalha, o imperador se retirou para pensar e convocou um mensageiro para ter a oportunidade de conversar com seu oponente e dizer que seu povo era bom, que era um exército de pessoas boas e que ele oferecia a sua própria vida por sua nação, sem importar a forma pela qual a sua morte fosse acontecer. Tudo o que o imperador queria era respeito por seu povo.

O imperador adversário, atônito com tal ato de coragem, ofereceu-lhe uma aliança, pois sabia que uma ação como essa viria apenas daqueles que realmente sabem o que é ser um líder valente. E, com isso, a paz finalmente se estabeleceu e o imperador pôde compreender o intuito da frase.

Sempre haverá momentos de tristeza e angústia em nossas vidas, tempos que muitas vezes acreditamos ser eternos. Mas nada em nossas vidas é fixo. Tudo é fluido. Sejam os momentos ruins ou os bons. Tudo passa e acontece no momento em que deve acontecer e de forma perfeita. “Isso passará”. Independentemente de qual seja o momento que você está vivendo, ele vai passar e novos desafios virão.

DICA DO MÊS
A partir de sua história de conquistas, Theunis mostra a importância de sonhar alto e fazer planos desafiadores para o futuro; não delegar seu destino a terceiros; aprender a dizer não; cultivar relacionamentos construtivos; refletir sobre as consequências dos seus atos, antes de colocá-los em prática; aprender com os erros, pois eles são ótimos “professores”; e não adiar as soluções para seus problemas.

Título: Sonhar alto, pensar grande
Autor: Theunis Marinho
Editora: Gente
Preço: R$ 39,90

*Preços pesquisados em novembro de 2019

Comentários

WORDPRESS: 1
  • comment-avatar

    Bela mensagem. Vale a pena ler e refletir!

  • Já está indo embora :´(
    Assine nossa newsletter antes, e receba as noticias de Alphaville e região ; )